Saúde ao alcance de todos
(47) 3350-5028
(47) 99161-1766

Gastroenterologista

Gastroenterologista em Brusque

A gastroenterologia é o ramo da Medicina que estuda o funcionamento de todo o aparelho digestivo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, vesícula biliar, cólon ou íleo, pâncreas e fígado.

A palavra "gastroenterologia" vem dos termos gregos gastro = estômago + entero = intestino.

 

O que faz o Gastroenterologista?

O gastroenterologista, ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarréia, por exemplo.

 

Quando devo procurar um Gastroenterologista?

Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem órgãos relacionados à digestão são indícios de que você deve procurar o gastroenterologista.

Entre eles estão:

  • Enjôo;
  • Azia ou queimação no estômago;
  • Refluxo;
  • Vômitos;
  • Alteração na digestão;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Gazes;
  • Inchaço ou distensão abdominal.

Agende sua consulta

 

Doenças tratadas pelo Gastroenterologista.

 

Doença do refluxo gastroesofágico

Provocando muita dor, azia e queimação, a doença do refluxo gastroesofágico é causada devido a uma disfunção no esfíncter que conecta o esôfago ao estômago. Assim, parte do conteúdo estomacal, que tem uma acidez elevada, retorna para o esôfago, o que provoca lesões no tecido e gera os seus sintomas característicos.

Gastrite

A gastrite pode ser definida como uma irritação na parede do estômago. Essa condição acontece graças ao aumento na produção de ácidos gástricos, que corroem a camada protetora do órgão e começam a lesionar o tecido. Como sintomas, o paciente sente queimação e dor, assim como enjoos e má digestão.

Úlcera gástrica

A úlcera gástrica é uma lesão mais intensa na parede do estômago e pode ocorrer por diversos motivos. O primeiro deles é o agravo em caso de gastrite. Outra possibilidade é a presença de uma bactéria chamada H. pylori, que coloniza a mucosa do estômago e gera danos nele. Entre os sintomas estão dores fortes e sensação intensa de queimação no órgão.

Pedra na vesícula

Consequência da cristalização de sais biliares, especialmente o colesterol, a pedra na vesícula pode provocar dores abdominais e vômitos após as refeições. Além disso, nas crises agudas, as pedras podem até gerar o rompimento do órgão.

Hepatite e cirrose

As patologias que atingem o fígado também são tratadas pelo gastroenterologista. Entre elas estão as hepatites, que podem ter origem viral, medicamentosa, autoimune ou alcoólica; e a cirrose, quadro inflamatório crônico, causado pela hepatite ou pelo alcoolismo, que pode levar à insuficiência hepática. Os sintomas comuns dessas doenças são olhos amarelados, urina escura, fezes claras e aumento do abdômen.

Pancreatite

A pancreatite é definida como a inflamação do pâncreas, órgão responsável pela produção de hormônios como a insulina. Essa patologia surge de forma súbita e pode durar dias ou permanecer por muitos anos. Entre as suas causas estão o desenvolvimento de pedras na vesícula e o uso crônico do álcool. Seu principal sintoma são dores fortes na barriga.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença inflamatória que provoca desconforto abdominal e diarreia. Suas causas ainda não estão bem definidas, porém a alimentação, os hábitos da rotina e o estresse na vida do paciente são fatores que contribuem para o seu desenvolvimento.

Hemorroidas

As hemorroidas são veias inflamadas e inchadas na região do reto e do ânus. Causadas principalmente pelo esforço durante a evacuação, excesso de peso ou gravidez, esse problema apresenta como sintomas principais o sangramento e dores fortes na hora de ir ao banheiro.

Câncer

Por fim, não podemos deixar de destacar que o gastroenterologista também é responsável por tratar os mais diversos tipos de câncer que atingem o aparelho digestivo, entre eles carcinoma de estômago, esôfago, fígado e intestino.

 

Conheça nossa especialista.

 

Dra. Fernanda Oliverio - CRM/SC 17.655 - RQE 14873 / 14949 - Graduada em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí/ SC. (2006-2011). Residência em Clínica Médica no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Joinville/SC. (2012-2014). Residência em Gastroenterologia no Hospital Reginal Hans Dieter Schmidt. Joinville/SC. (2014-2016). Residência em Hepatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo/SP. (2016-2017).

 

Consulte com Gastroenterologista em Brusque-sc, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.