Endoscopia digestiva alta
Endoscopia digestiva alta em Brusque
A endoscopia digestiva alta é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação, refluxo entre outros.
DR. SEBASTIÃO DUTRA DE MORAIS JUNIOR CRM 36387 CIRURGIA GERAL (RQE: 24664), COLOPROCTOLOGIA (RQE: 24665).
Saiba mais sobre o nosso Coloproctologista
O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral.
Agende aqui seu exame de endoscopia digestiva alta.
Como é feito o exame de endoscopia digestiva alta?
Depois da aplicação de um spray anestésico na garganta, o paciente é sedado. Depois da sedação, o endoscópio é introduzido pela boca e levado até o estômago. O endoscópio percorre o sistema digestivo insuflando ar para visualização interna das paredes dos órgãos. As imagens obtidas por meio da microcâmera são transmitidas para um monitor. O procedimento costuma durar de 5 a 10 minutos para diagnóstico e cerca de 20 a 30 minutos nos demais casos.
Quando o exame de endoscopia digestiva alta é indicado?
Veja, abaixo, sintomas que podem justificar a solicitação de uma endoscopia digestiva alta pelo seu médico.
Queimação no estômago
Náuseas e vômitos frequentes
Sangramentos no vômito
Fezes escuras
Dificuldade de engolir
Dores na região superior do abdômen
Refluxo
Soluços
Perda de apetite
Perda progressiva de peso
Qual o preparo necessário para fazer o exame de endoscopia digestiva alta?
Antes do procedimento, é necessário um jejum de alimentos de alimentos de 8 horas. Como o exame é realizado com sedação, é indispensável a presença de um acompanhante (sem ele, o procedimento não é realizado).
Cuidados que precisam ser tomados depois da endoscopia digestiva alta?
Depois da endoscopia, o paciente fica um período em repouso na instituição até a equipe médica avaliar que está em condições para ser liberado. Devido à sedação, naquele dia, a pessoa não deve dirigir ou realizar qualquer atividade que exija concentração ou envolva riscos, como utilizar objetos cortantes. Podem ocorrer sintomas como leve irritação na garganta, pigarro, cólica fraca ou desconforto gasoso, que são passageiros.
Convide alguém para acompanhar você!
Por fim, o exame de endoscopia é feito com uma sedação leve, o que faz com que você precise ir acompanhado até o hospital onde ele será realizado.
O seu acompanhante deve ser uma pessoa maior de 18 anos, mas não há restrição quanto ao parentesco. No dia do exame, você não poderá dirigir ou operar maquinários. Repouso total é recomendado após o procedimento.
Lembrando que as recomendações podem variar de um local para outro ou, ainda, serem específicas dependendo do seu caso. Por via das dúvidas, sempre questione o médico sobre os cuidados necessários antes do seu exame!
Qual a diferença entre endoscopia digestiva baixa e endoscopia digestiva alta?
A endoscopia digestiva alta é destinada à visualização de estruturas superiores, como o esôfago, estômago e a porção de cima do intestino.
A endoscopia digestiva baixa, permite visualizar as estruturas mais abaixo, sendo possível ver outras áreas do sistema gastrointestinal, tais como o intestino grosso, sigmoide e o reto. No entanto, a via de acesso é anal é conhecida como colonoscopia.
Quando é necessário realizar endoscopia com biópsia?
A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica. Com isso, é possível identificar bactérias, inflamações, células cancerígenas ou outras doenças.
Agende aqui seu exame de endoscopia digestiva alta!
Endoscopia digestiva alta em Brusque-sc, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.