Diretor Técnico: Dr. Juan Khacyo Gonzales de Holanda - CRM 24413 RQE 18444

Endocrinologista

Endocrinologista em Brusque

Dra. Dânia Dolzan Peluso -CRM-SC 30401- RQE 19937 - - Médica formada pela Universidade de Passo Fundo - Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal da Fronteira Sul

Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul

Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios.

Tendo em vista que essa especialidade médica trata os hormônios do nosso organismo (substâncias químicas que regulam quase todas as funções do corpo), não seria errado afirmar que o médico Endocrinologista tem um campo de atuação bastante vasto.

Quando Consultar com Endocrinologista

Além de ser muito indicado para o tratamento da obesidade e excesso de peso, o endocrinologista também é o médico mais indicado para tratar certas alterações hormonais como:

Obesidade- Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como sendo uma doença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde das pessoas, além dos graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. A obesidade possui múltiplas causas, e apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, freqüentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas, tais como a diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos.

Diabetes- Alteração dos níveis de açúcar do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas.  O chamado “pré diabetes” é uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina. Existem ainda algumas doenças que podem provocar a queda da glicose sanguínea, ou hipoglicemia;

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos  - Hoje é sabido que a irregularidade menstrual e as características decorrentes do excesso de hormônios masculinos, como aumento de pêlos e acne, que acompanham essa síndrome, estão diretamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento de diabetes e de todas as suas complicações.

Disfunções tireoidianas- Podemos ter o hipertireoidismo, funcionamento excessivo da tireóide, com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso; o hipotireoidismo, mau funcionamento da tireóide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas conseqüências; o bócio, crescimento exagerado da tireóide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço, e os nódulos tireoidianos. Outros exemplos de doenças da tireoide: Bócio Multinodular Tóxico, Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto.

Agende aqui sua Consulta!

Outras doenças que o Endocrinologista trata:

• Problemas de tireoide como Bócio, Doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto;
  • Problemas de crescimento como baixa estatura ou gigantismo;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Distúrbios da adolescência como puberdade precoce ou crescimento das mamas nos meninos;
  • Osteoporose ou osteopenia;
  • Reposição hormonal da Menopausa ou Andropausa;
  • Doenças da glândula supra-renais, como insuficiência adrenal ou síndrome de Cushing;
  • Doenças da hipófise, uma glândula do cérebro;
  • Excesso de pelos;
  • Acne;
  • Infertilidade.

Endocrinologista em Brusque-sc, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.