Saúde ao alcance de todos
(47) 3350-5028
(47) 99161-1766
Diretor Técnico: Dr. Juan Khacyo Gonzales de Holanda - CRM 24413 RQE 18444

Coloproctologista

Coloproctologista em Brusque

DR. SEBASTIÃO DUTRA DE MORAIS JUNIOR CRM 36387 CIRURGIA GERAL (RQE: 24664), COLOPROCTOLOGIA (RQE: 24665).

Saiba mais sobre o nosso Coloproctologista

O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral.

É a parte da gastroenterologia direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus. Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e Delgado.

O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestine grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular do intestino, doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal.

Agende sua consulta!

O coloproctologista faz o exame de toque retal para examinar o reto e o urologista utiliza esse exame para diagnosticar doenças da próstata. Esse exame é o principal motivo de confusão. Por isso alguns pacientes com hemorroida procuram o urologista e alguns pacientes com doenças da próstata procuram o coloproctologista.

Pouca gente sabe o que faz um coloproctologista. Ele é comumente chamado apenas de proctologista, e geralmente, há uma certa confusão em relação às funções desempenhadas por este profissional e médicos de especialidades como a urologia ou a gastroenterologia.

O que faz o coloproctologista?

Diferentemente do urologista, que cuida da bexiga, dos rins e da próstata, o coloproctologista é o especialista que trata doenças do ânus e intestinos delgado, grosso, reto.

É essa especialidade médica que faz o diagnóstico e o tratamento, por exemplo, da doença hemorroidária e da fissura anal. Ele também cuida de problemas complexos, como o câncer colorretal, a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

Quando devo procurar um coloproctologista?

Você deve procurar um coloproctologista quando apresentar sintomas como: diarréia contínua, dor ou dificuldade na hora de evacuar, sangramento anal e/ou nas fezes, dores abdominais, mudança de cor nas fezes, nódulos e inchaço na região do ânus ou se tiver história de câncer colorretal em familiares ou de pólipos intestinais.

Além disso, é recomendado que pessoas acima de 45 anos façam consultas regulares, como forma de prevenção ao câncer de cólon, reto e ânus.

Médico Coloproctologista você encontra aqui na Clínica Médica Santa Rita em Brusque.

Como é feito o exame de endoscopia digestiva alta?

Depois da aplicação de um spray anestésico na garganta, o paciente é sedado. Depois da sedação, o endoscópio é introduzido pela boca e levado até o estômago. O endoscópio percorre o sistema digestivo insuflando ar para visualização interna das paredes dos órgãos. As imagens obtidas por meio da microcâmera são transmitidas para um monitor. O procedimento costuma durar de 5 a 10 minutos para diagnóstico e cerca de 20 a 30 minutos nos demais casos.

Como funciona a colonoscopia?

A colonoscopia é indicada para a investigação de sangramento nas fezes, anemia, alteração do hábito intestinal, emagrecimento recente, dores abdominais, acompanhamento de pólipos, identificação de tumores e até mesmo de câncer no intestino.

Para esse exame é utilizado um aparelho chamado colonoscópio, que conta com uma microcâmera, que transmite imagens do intestino grosso do paciente. O aparelho também permite biópsias e retirada dos pólipos intestinais.

Como é a formação do coloproctologista?

O médico precisa passar por duas especializações que vão além do curso de medicina, uma na área de Coloproctologia e outra em Cirurgia geral.

 

DR. SEBASTIÃO DUTRA DE MORAIS JUNIOR CRM 36387 CIRURGIA GERAL (RQE: 24664), COLOPROCTOLOGIA (RQE: 24665).

 

Coloproctologista em Brusque-sc, Bairro Santa Rita, Rua sete de setembro 585, Tel (47)3350-5028.